O terreno da intervenção encontrava-se afeto às áreas históricas da Foz Velha, zona de Património Arquitetónico protegido e, por isso, a regra base fundamental deste projeto passou obrigatoriamente pela conservação do edifício existente e da sua traça original. Esta casa, datada do séc XIX, encontrava-se em muito mau estado e bastante alterada, os acrescentos foram todos demolidos e mantendo-se a estrutura da cobertura existente.
No que diz respeito ao espaço interior, embora se tenha adequado a casa às novas necessidades, tentou-se manter o desenho original das carpintarias existentes respeitando o posicionamento das divisórias. Desta forma o piso de acesso pela Rua Alegre manteve o desenho original com o longo corredor de acesso aos quartos da casa rematando na sala de estar com o seu teto em maceira. No piso inferior projetou-se a sala de jantar e a cozinha num único espaço, permeável e com forte relação com o exterior, atravessado pela escada de acesso ao piso superior.
No exterior projetaram-se dois pátios a cotas distinta – um mais pequeno, com acesso exterior através da travessa do Adro da Foz, e um mais extenso, à cota do pavimento interior do piso térreo. A ligação do piso superior ao logradouro faz-se através de uma varanda voltada a Sul.
Cliente: Daniela Mota e Stephen Gillet
Localização: Rua Alegre - Porto
Data do Projecto: 2014
Data do Obra: 2016
Área Bruta: 230m2
Arquitectura: ABprojectos
Interiores:
Estruturas: ABprojectos
Instalações Hídraulicas: ABprojectos
Instalações Mecânicas: Get
Instalações Elétricas: RS Associados
Condicionamento Acústico:
Constructor: Isidro Luis Vieira da Costa
Fotografia: Arménio Teixeira